SAIBA MAIS SOBRE OS CORTES BOVINOS, SUINOS E AVES
BOVINO
Bisteca bovina ou Chuleta
É um corte extraído do contrafilé, também conhecida como bife de chorizo com osso. A peça é fatiada no sentido transversal separando-se cada vértebra em bifes. Graças ao osso e à capa de gordura que envolve cada fatia, a carne se mantém macia e suculenta ao cozimento.
Ponta de Peito
Localizado na parte dianteira do boi, o corte tem uma textura mais firme que é ideal para refogados, caldos, cozidos e sopas e também para o churrasco desde que respeitado o seu modo de preparo.
Ponta de Alcatra ou Colchão Duro
Com formato de um trapézio, a ponta de alcatra fica localizado na parte traseira do boi. É uma carne com fibras mais longas, rígidas e de gordura concentrada na parte externa, o que a torna ideal para assados de panelas, rosbifes, o famoso bife à role, cozidos ou moída para molhos e refogados.
Patinho
Localizado na parte traseira do boi, o patinho é menos macio que a alcatra, sendo usado para bifes à milanesa e no preparo de carne moída crua, como o quibe e o steak tartar. Também pode servir como carne moída ou cozida em refogados, molhos, bifes e assados
Sete da paleta
Esse corte é localizado na parte superior da paleta, também conhecido como shoulder. Com alto grau de marmoreio, capa de gordura, macio e extremamente saboroso. Ideal para forno e grelha.
Paleta bovina
Localizada no braço do boi, a paleta é um corte de fibras longas e gorduras concentradas, o que deixa a carne ainda mais saborosa. A paleta é ideal para assados, bifes, cubos, carne moída e ainda em excelentes molhos, ensopados e cozidos. O miolo da paleta é uma ótima opção de baixo custo para churrasco.
Músculo
Um tipo de carne localizada na parte dianteira e traseira da coxa do boi. Trata-se de uma carne muito saborosa que é indicada para o preparo de sopas, molhos, ensopados, carne moída, de panela e refogados.
Miolo da Alcatra
De todas as carnes, o miolo de alcatra é um dos cortes mais nobres e saborosos. Localizado no centro da alcatra, é uma carne sem gordura e ideal para bife, churrasco, assados, refogados, grelhados e picadinhos.
Acem
Extraído da parte dianteira do boi, é um corte com ótimo custo benefício. O acém bovino serve para bife de panela, cozidos, carne moída, carnes recheadas ou receitas com molho.
Contra filé
É o corte compreendido entre o acém e a alcatra, Corte macio, suculento, de sabor acentuado e com camada de gordura lateral.
Lagarto
Possui pouca gordura (por isso é considerada uma carne magra), textura espessa e é usado no preparo de carpaccios de carne, rosbifes, bife a rolê e diversas receitas assadas na panela de pressão.
Costela minga
É um corte que conta com ossos mais finos, mais carne e mais cartilagem. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.
Costela Ripa
É um corte extremamente saboroso e suculento. Corte preferido dos gaúchos e com grande influência dos churrascos argentino e uruguaio, é a parte mais nobre da costela do traseiro, cortada em ripas ou tiras.
Fraldinha
É uma excelente escolha para o preparo de cozidos, carne moída, carne louca, caldos, mas também é perfeito para reunir a família em um churrasco com preparo na grelha.
Coxão Mole
Possui fibras curtas, o que significa que essa é uma carne macia e perfeita para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, refogados e molhos.
Bisteca do Sete
Também conhecido como centro da paleta, coração da paleta, pá, cruz machado, carne de sete, posta gorda e posta de paleta. Tem fibras curtas e magras. Ideal para grelhar.
Picanha
É macia e saborosa, ela agrada aos mais diversos paladares. É uma carne nobre, que pode ser marmorizada (com gordura entremeada), caso seja proveniente de boi wagyu, e que conta com uma capa de gordura externa que garante suculência após o preparo.
Filé mignon
É uma carne que está localizada na parte superior traseira do boi. Estamos falando de uma região em que os músculos do bovino pouco se movimentam. Logo, a carne ganha maciez em suas fibras, que ficam completamente livres de nervos. Consequentemente, trata-se do corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura. Além disso, o filé mignon é uma das carnes mais magras, de boa irrigação. Por isso, ao ser preparada, fica bem suculenta, quando é feita adequadamente.
Maminha
Fica na região inferior traseira do boi, dividindo espaço com a alcatra, e carrega uma farta capa de gordura, o que a faz ser grandemente macia e suculenta. É considerada uma parte nobre da alcatra, que fica na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa. Com um maior teor de gordura, comparado a outros cortes, é ideal para assados, churrasco, grelhados, carnes de panela ou bifes.
Miúdos Bovinos
Bucho
O bucho bovino serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir em sua composição outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio. Seu prato principal é a dobradinha.
Rabada
A cocção dos ossos do rabo do boi pode apresentar inúmeros benefícios à saúde, pois possui uma boa fonte de micronutrientes presentes nos ossos, como cálcio, fósforo e magnésio. Além disso, o caldo da rabada é rico em colágeno e produtos da cartilagem, que podem ajudar nos tendões, ossos e principalmente articulações
Mocotó
O pé do boi ou mocotó além de riquíssimo em proteínas e minerais, faz bem para os nervos, dá energia, age contra o envelhecimento, mata a fome, cura ressaca, é calmante.
Fígado
O fígado é um alimento rico em nutrientes, uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina A, cobre, folato, riboflavina, selênio e zinco; é uma ótima fonte de niacina, ácido pantotênico, fósforo, proteína, vitamina C e vitamina B6; boa fonte de ferro e tiamina
AVES
Frango inteiro
O frango possui carne de coloração branca. A carne de frango fornece nutrientes necessários em dietas equilibradas. Proteínas, lipídios, vitaminas e minerais encontrados na composição da carne variam de acordo com a raça, idade e condições higiênicas do animal
Coxa com sobre coxa
É um corte que permite grande variedade no preparo, bastando temperar como preferir. Pode ser preparada de diversas formas e em diferentes receitas podendo ser usada em ensopados, assada, empanada, frita ou desfiada.
Coxinha da Asa
É um corte suculento, de fácil preparo a um excelente custo-benefício. Muito utilizado em churrascos, é uma opção muito prática e versátil também para o dia a dia. Pode ser preparada na grelha, no forno, assada ou frita.
Filé de Peito Empanado
A técnica de empanar um alimento antes de fritar é usada para deixá-lo com uma casca crocante, além de selar o ingrediente e mantê-lo macio por dentro.
Pé de Frango
Além de oferecer muitos nutrientes ao nosso corpo, o pé de frango é rico em colágeno. "Essa proteína ajuda na digestão, aumenta a resistência de articulações e ossos, mantém unhas e cabelos saudáveis, e contribui para o rejuvenescimento da pele e para o processo de cicatrização.
Coração de Frango
Fornece todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz e que formam as proteínas, responsáveis pela saúde do cabelo, da pele e dos músculos.
Peito
A vantagem dessa carne magra é que possui alto valor nutricional e é rico em proteínas, mas com baixo teor calórico e de gordura. Ideal para grelhado, à milanesa, empanados.
Fígado
O fígado se destaca pela quantidade de ferro e de vitamina A. Esse alimento possui grande quantidade de gordura e colesterol, portanto cuidado com o consumo exagerado.
Moela
Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.
SUINOS
Bisteca:
A bisteca suína é um dos cortes mais populares. É uma tira de carne que se estende do quadril à paleta do animal. A duração do cozimento depende principalmente da espessura da bisteca.
Costelinha
A costelinha de porco é um clássico da culinária brasileira. Muito saborosa, a carne pode ser preparada para qualquer ocasião.
Panceta
A barriga do suíno, também conhecida como panceta, é retirada da parte inferior da carcaça, depois da retirada do lombo e das costelas. Este corte desossado pode ser usado fresco, isto se o produto não foi curado, nem defumado. Ideal para churrasco.
Pernil
É retirado da parte traseira do animal e é considerada uma das partes nobres do porco. É uma carne mais firme, com menos gordura, e é a partir dele que se prepara o presunto. O pernil de porco é uma proteína deliciosa que pode ser encontrada em várias receitas.
Joelho
E quando o assunto é carne de porco na Alemanha, o famoso joelho de porco é o mais cotado! Sua característica é a grossa cama da de gordura que envolve a peça, e que durante o preparo, deixa a carne com um sabor maravilhoso e suculenta.
Pé
Constituído de um pouco de carne, muito colágeno, nervos e osso, precisa ser escaldado e demanda um longo tempo de cozimento. Seu uso mais frequente está associado à versão completa do maior símbolo da culinária brasileira, a feijoada.
Toucinho
O toucinho é obtido a partir de uma mistura de partes magras do porco, como o lombo, com a pele retirada da barriga do suíno. Como o couro suíno possui contato com o tecido adiposo do porco, é uma peça bastante gordurosa, e, por isso, deve ser usada com moderação.